domingo, 27 de julho de 2008

Dia dos avós

Ontem, dia 26 de Julho de 2008, comemorou-se o dia dos Avós.
Tive a sorte de ter tido 5 avós, um foi emprestado, mas foi também o meu avôzinho.
Agora, apesar da importância que todos eles tiveram para mim, neste post irei falar apenas da minha avó Maria.
Não apenas pelo sagrado do seu nome, mas porque foi a Mulher que me criou. Criou-me; mudou-me as fraldas; ensinou-me as primeiras palavras; viciou-me em chupas, Sumol, tremoços, morangos, castanhas, conquilhas; aturava as minhas birras (e não eram poucas!)...isto quando era pequena.
Depois já grande e até este inverno, era quem esperava por mim fosse a que horas fosse só para me ver "chegar bem"; quem tinha sempre o lanche preparado com "café preto" e fatias douradas; quem acendia a lareira (mesmo contra recomendação médica) só para eu me aquecer; quem tinha sempre numa "marmita" romã descascada; quem tinha sempre nos fins-de-semana um ramo de rosas que colhia do seu quintal para agradar a minha sala...e isto tudo em troca de companhia. Só queria companhia, um "olá, avózinha", um beijinho, uma caricia. Nunca me pediu nada para além de amor! E retribuiu-me sempre com tanto!
Mas infelizmente isto tudo ficará na minha memória e saudade! E uma gratidão imensa trago comigo....mas Deus chamou-a à 3 meses. E a mim, deixou-me sem resguardo, sem amparo. Apenas fica a esperança de um dia, quem sabe, poder abraça-la e ouvir a sua voz suave a perguntar cada vez que entrava em casa: "és tu, filha?"
A todos vocês que ainda têm avós, estraguem-nos com mimos! Não se arrependam do que fazem, para não lamentarem o que não fizeram!
E a todos vocês: um bom dia de avós!!!

Sem comentários: